O que é branded content e como aplicar a sua marca

O mercado de marketing vive em constante evolução, principalmente devido a popularização da internet e das redes sociais, onde as empresas precisam ser cada vez mais inovadoras e dinâmicas para alcançar o seu publico. Uma estratégia de marketing que se tornou muito popular é o branded content, que visa aproximar a marca e consumidor, gerando mais engajamento, divulgação e consequentemente, mais vendas!

Neste artigo vamos te explicar o que é o branded content e como definir uma estratégia de conteúdo de marca que irá te ajudar a vender mais.

O que é branded content?

Podendo ser traduzido como “conteúdo de marca”, o branded content é muito mais do que apenas criar conteúdo, é uma estratégia de conteúdos que busca alinhar publicidade com informação e entretenimento.

A ideia base dele é aproximar a marca, seus ideiais e posicionamento com o consumidor, gerando conteúdo relevante que agregue valor ao cliente, onde você deixa de se posicionar como uma marca e se torna uma influencia.

Por que criar branded content?

Há vários benefícios para sua marca em trabalhar com estratégias de conteúdo de marca, mas os principais são a aproximação com o cliente, presença social, consolidação da marca e shareability.

A criação de conteúdos irá te ajudar a definir uma presença social, gerar engajamento e buzz digital, tornando possível que você alcance novos clientes.

Através do engajamento gerado, você estará consolidando sua marca na mente de seus clientes, o que não os torna apenas consumidores, mas defensores da sua marca.

Shareablitiry é o quão compartilhável seu conteúdo é, estratégias de branded content geram mais engajamento e por isso compartilhamentos, uma vez que seu cliente se reconhece em seu conteúdo, ao fazer isso você está entrando na bolha do cliente expondo sua marca, ideais e produtos para seu público-alvo.

Casos de branded content

Para entender melhorar sobre o que é branded content podemos analisar algumas cases de sucesso que ganham repercurssão tanto com estratégias pontuais quanto com estratégias contínuas.

Red Bull e sua estratégia de energy content

A Red Bull é uma das maiores (se não a maior) marca de energéticos do mundo. Facilmente reconhecida pelo seu slogan “Red Bull te dá asas”, a marca se posiciona de uma forma bem diferente em suas redes sociais.

Se você acessar agora qualquer rede social da marca e analisar suas postagens, em geral, você não verá imagens de energéticos em nenhuma, ou pouca menção ao produto, todas as postagens são de esportes radicais.

Isso acontece pois a marca entende o seu público como ninguém. Eles sabem que o publico anseia por energia, adrenalina e por isso remetem a sua imagem a isso, monstrando campeonatos, equipes e atletas patrocinados pela marca.

Perfil instagram Red Bull demonstrando estratégia de branded content

Natura, o mundo é mais bonito com você

A Natura lançou em 2019 seu novo posicionamento através da campanha “O mundo é mais bonito com você“, onde a empresa convoca as pessoas a se tornarem agentes de transformação em um mundo melhor, ecológico, sustentável e com igualidades sociais.

Essa estratégia abraça e exalta os desejos e anseios de seus clientes, uma vez que em seu público, a natura tem pessoas que utilizam e consomem produtos sustentáveis, e são engajados em causas sociais.

Como produzir branded content?

Para produzir branded content não há uma regra a se seguir, porém há alguns fatores que podem te ajudar a ter mais sucesso em sua estratégia.

Seja original, seja dinâmico, seja relevante

A comunicação digital hoje é dinâmica, por isso você deve ser ágil na criação de conteúdos, aproveitar tendências, mas sempre tendo um tom de originalidade usando a personalidade da sua marca. Com isso você se tornará relevante para seu público e aumentará o engajamento.

Provoque seu público

Redes sociais são movidas por interação, provoque seus clientes para que eles se sintam interessados em conversar com sua marca. Crie enquetes, tire dúvidas, poste piadas, memes, vídeos. O tempo de vida de um conteúdo é muito pequeno devido ao quão dinâmico a internet é, então use e abuse disso.

Crie conteúdo

Não tenha medo de criar conteúdo, toda marca precisa e deve criar. Analise seus concorrentes, veja o que eles fazem, como fazem, o que encaixa com a personalidade de sua marca, mas o mais importante, analise seus clientes e veja como a sua marca se encaixa com eles.

Ainda tem dúvidas? Nós da Agência Qoph somos especialistas em branded content, entre em contato conosco ([email protected]) e ficaremos felizes em te ajudar!

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Ryendel Rocha
http://ryendelrocha.com

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